História

Entre Folhas é um município situado no leste de Minas Gerais, região sudeste do Brasil. Pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, macrorregião do Rio Doce. Conquistou autonomia política e administrativa em 27 de abril de 1992, depois de muitas tentativas de emancipação. Com uma população estimada em pouco mais de 5.000 mil habitantes, a produção agropecuária é a principal atividade econômica e fonte de renda dos moradores.

Há duas versões históricas para a origem do nome Entre Folhas, sendo que a primeira delas está ligada à padroeira da Cidade. Em 1811, durante o período de colonização da região, o Sargento João José Reis, de passagem por esta localidade, teria se salvado de uma cobra enorme, graças a um milagre atribuído a Nossa Senhora do Rosário. Agradecido, Sargento Reis prometeu a doação de uma imagem da santa de sua devoção para a capela do Rancho.

A outra versão é de que o povoado recebeu o nome em função da descoberta de um rio que corria entre as folhas.

Com uma história muito rica e personagens lendários, Entre Folhas abrigou a sede da Intendência do Império, se tornando muito influente politicamente, na região, chegando a ter a cidade de Caratinga como distrito. A Igreja da Matriz Nossa Senhora do Rosário, construída pelo padre José Lanzilote, guarda até hoje em seu espólio o sino de bronze doado por Dom Pedro II, com o selo da dinastia de Bragança. Há, ainda, resquícios da obra arquitetônica original do artista Salvador Mantuano, nas pinturas com os “Quinze Mistérios do Terço” e as “Estações da Via Sacra”. O órgão de tubo, datado do ano de 1950, também faz parte do acervo histórico da imponente Igreja. De acordo com relatos de historiadores, há registro de apenas dois instrumentos como esse na América Latina.

Entre Folhas perdeu força política nos anos de 1900 e se tornou distrito de Caratinga, quando a Intendência foi destituída de suas funções.