PREFEITURA INICIA PROJETO "DENTISTA NA ESCOLA”

As ações do projeto “Dentista na Escola” foram iniciadas na quinta-feira desta última semana, com os alunos da Escola Municipal América Ribeiro Lopes. A atividade será desenvolvida nas escolas do Município, todas as quintas e sextas-feiras, em parceria com a equipe do Consultório Odontológico e Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) - estratégia do Governo Federal, de articulação entre as políticas de educação e saúde e a participação da comunidade escolar e equipes de Atenção Básica.

De acordo com a Dentista que está a frente do projeto, Drª Jaqueline Franco, todos os serviços de saúde bucal necessários para os estudantes, serão comunicados aos pais, previamente, para autorização escrita. Mas além dos procedimentos, acontecerão palestras, teatro e ainda, outras atividades alusivas à saúde bucal. “Nós desenvolvemos um livrinho, simples e bem didático, que será distribuído para que tanto as crianças, quanto os pais, possam ter mais contato e conhecimento sobre a saúde bucal”, explica. Ainda de acordo com a profissional, o objetivo principal é trabalhar com a prevenção de doenças bucais através de orientações, escovação supervisionada, mas também, em casos mais extremos, serão realizados procedimentos básicos como extrações dentárias, alívio de dor, prescrição medicamentosa e tratamento de cárie dentária avançada. “Para que o projeto tenha o máximo de proveito, é necessário que os pais ou responsáveis também se comprometam em ler as atividades em casa, assistir novamente os vídeos com seus filhos e incentivar a escovação e ajudar a colocar em prática todo aprendizado da semana”, completa.

Ao longo da semana os pais receberão o livro e os documentos para assinatura autorizando os procedimentos.