CAPACITAÇÃO MOTIVACIONAL FECHA PERÍODO LETIVO NO CMEI

A capacitação motivacional com o tema “Inteligência Emocional e Suas Interfaces”, ministrada pela Psicóloga Drª Patrícia Luz, na última quinta-feira, 13, foi direcionada para a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulce Paiva. A atividade, que fechou o período letivo, foi organizada pela Direção do CMEI e propôs um balanço do trabalho realizado, além de uma reflexão acerca do autoconhecimento. A programação do evento, que foi iniciada com uma oração, contou também com uma dinâmica, que ressaltava as qualidades da equipe, a partir da visão de cada profissional.

De acordo com a Diretora do CMEI Dulce Paiva, Tânia Santiago, o reconhecimento do trabalho é muito importante, e que reunir a equipe no final do semestre, para alinhar os acertos com o que precisa ser consertado, é imprescindível. “Os profissionais modificam o jeito de pensar, de agir e de trabalhar, a partir do momento que são motivados; esse momento vai servir para nos orientar e nos capacitar para ser cada vez melhores”, completa.

A Palestrante, Patrícia Luz, explicou que o tema foi pensado para despertar a atenção para o motivo que levou cada um a estar educação. “O objetivo foi trabalhar a autoestima, abordando o autoconhecimento, sobre quem é a pessoa e como essa pessoa chega para servir no contexto da atualidade”, pontua.

Para a Professora Alexandra Vieira, a rotina do professor é muito cansativa e que é preciso parar, de vez em quando, para repensar a prática e as relações. “Para trabalhar de forma harmoniosa, é preciso estar bem consigo mesma e com os outros; a escola é um ambiente que precisa ser diverso e nós, profissionais, precisamos estar preparados para compreender e acolher as crianças, da forma que elas necessitam”, revela.

A Coordenadora Escolar, Honorina Dinauve, ressaltou a importância do momento para o entrosamento da equipe. “Todo mundo precisa de um incentivo, e esse momento ajuda a amenizar as dificuldades do dia a dia”, destaca.