PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPAM DE CURSO DO LEEI
Programa desenvolve habilidades de leitura e escrita
A equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulce Paiva recebeu profissionais das cidades de Vargem Alegre e Piedade de Caratinga, no último dia 25 para mais um ciclo de formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), com a formadora dos cursistas, Supervisora municipal, Wandra Gomes Tostes. O programa, que faz parte do compromisso nacional Criança Alfabetizada, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa).
Na ocasião, a Supervisora do CMEI, no turno matutino, Quézia Pereira, comentou a participação no curso e sua avaliação sobre o conteúdo ministrado. “É de suma importância para o meu crescimento como profissional, porque tenho a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos, para ensinar as crianças, da maneira correta, no processo de leitura e escrita”, sintetiza.
O LEEI qualifica profissionais, quanto às práticas pedagógicas, para garantir o direito de crianças com idade até cinco anos, à linguagem oral e escrita, preservando as particularidades desse período de aprendizagem. “Nossa formação é muito boa, eu recebo o módulo da formadora estadual e repasso para as minhas cursistas, aqui dos municípios”, explica a formadora, Wandra Gomes Tostes, que também fala da importância da capacitação. “De tempos em tempos, precisamos mudar a nossa mentalidade, atualizar o conhecimento sobre o que é novo, porque nós, professores, precisamos acompanhar e interagir com as mudanças e as várias manifestações culturais; valorizando o saber de cada um dos nossos alunos”, completa.
Para a Coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosalvo Machado Neves de Vargem Alegre, Gláucia Neme Silva Gomes, o curso é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento profissional. “Nós trabalhamos com a diversidade e o curso é muito enriquecedor, porque nos dá esse suporte, mostrando formas de lidar com as diversas formações de famílias, por exemplo, valorizando a história e a importância de cada uma delas. Está sendo muito gratificante”, finaliza.