CRAS REALIZA OITAVA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) se reuniram na tarde de sábado, 24 de junho, na própria sede do CRAS para discutir propostas de melhorias, com representantes de vários segmentos da sociedade e trabalhadores do Setor,  durante a Oitava Conferência Municipal de Assistência Social.

O debate aconteceu em torno dos cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Os temas financiamento, o controle social, a articulação entre os segmentos, como forma de potencializar a participação social no SUAS, além da universalização do acesso a serviços, programas e projetos, bem como a importância do benefício e transferência de renda, também serão levados à discussão em nível estadual e também, nacional.

A Secretária Municipal de Saúde, Renata Barbosa, explicou que o encontro foi o momento de juntar sugestões da Pasta com as da comunidade, para aprimorar os serviços. “Agora é o momento de ouvir os anseios da população e transformar a necessidade dos moradores em política pública, para conseguir alcançar todos e promover cidadania”, completa.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza uma série de medidas com o objetivo de reduzir fragilidades e ameaças sociais. As ações de proteção social básica são aquelas que previnem riscos para pessoas através da oferta de programas, serviços e benefícios para famílias em situação de vulnerabilidade social. As ações de proteção social especial são direcionadas para indivíduos e famílias que se encontram em situação de abandono, maus tratos ou de violação de direitos.