DEPARTAMENTO DE CULTURA FAZ INVENTÁRIO DE BENS ARQUITETÔNICOS, MÓVEIS E INTEGRADOS DA ZONA RURAL

O Arquiteto Alex Alves Pereira, representante do escritório que presta assessoria para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) esteve em Entre Folhas, no final do mês de maio, para inventariar os bens arquitetônicos, móveis e integrados da zona rural do Município. Na ocasião, a responsável pelo Departamento de Cultura, Sabrina Cássia, apresentou o relatório das propriedades e construções, para atribuição de valor cultural. Ao todo, nove itens foram listados.

Há quase seis décadas na memória da aposentada Neide de Fátima, o moinho de água, localizado no Sítio Recanto dos Pássaros, no Córrego do Vai e Vem, pertenceu ao avô, que comprou o terreno com a fazenda inacabada. Ela explica que o pai morou na casa, ainda solteiro, depois de um tempo rebocou e terminou a construção, para casar com a mãe dela. Ela revelou, também, que anos mais tarde, após se casar e fixar residência no mesmo terreno, ainda voltou para a casa centenária, que preserva as mesmas características originais, para dormir e fazer companhia ao pai, que acabou se mudando após ficar viúvo. Hoje, o pai tem 98 anos de idade e mora com outra filha na área urbana, já a antiga fazenda perdeu parte de sua estrutura, mas continua de pé. “A casa ficou aí, mas o moinho a gente precisou refazer, porque eu gosto de fazer angu e broa com o fubá moído no moinho d’água, porque fica mais gostosos que com o fubá do mercado. Tem ainda muita gente que gosta e traz o milho pra moer aqui”, comenta fazendo uma comparação com o tempo que era solteira. “Minha mãe levava uns cinco sacos de fubá para vender na rua, toda semana, mas hoje a gente só faz para a despesa mesmo”, completa.

De acordo com o Arquiteto Alex Alves, agora é necessário aguardar o retorno do IEPHA para a solicitação de tombamento dos bens. “O fomento é para trabalhar no incentivo da educação patrimonial e da conservação dos bens inventariados da cidade”, ressalta.

Além de dois moinhos de água, a equipe também catalogou fachadas de construções e objetos.