ENTRE FOLHAS PARTICIPA DA 15ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MINAS GERAIS

O Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Emerson Cassio, e a delegação de Entre Folhas participaram da discussão acerca do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), durante a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, realizada entre os dias 30 de outubro e dia 1º deste mês de novembro, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG).

O tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com foco na discussão dos “Caminhos de Participação Social para Restabelecer a Cidadania”, foi amplificado durante os três dias de conferência, ressaltando a necessidade da continuidade de repasses do modelo de financiamento e da articulação entre os setores. “A Conferência foi um momento de grande aprendizado, adquirimos conhecimento que agregou muito em nosso crescimento tanto profissional quanto pessoal; e conhecemos outras pessoas que compartilham dos mesmos ideais que os nossos, além de aprendermos muito com quem pensa diferente. Juntos construímos propostas que com toda a certeza, contribuirão para um SUAS e um Brasil melhor”, completa o Coordenador do CRAS, Emerson Cassio.

Além do Coordenador do CRAS, o Município enviou mais três representantes, eleitos delegados durante a pré-conferência regional, no mês de agosto, em Ipatinga. Elaine de Oliveira, Aline Bhering e Eliane Ferreira Mendes participaram da Conferência em nível estadual, pela primeira vez. Na ocasião, Emerson Cassio classificou a oportunidade como extraordinária. “Nossas propostas foram aglutinadas com outras que seguiam a mesma linhagem de raciocínio, nós contribuímos para a construção de proposição a nível Estadual e também, Federal”, comemora.

Cerca de 900 delegados participaram das oficinas e discutiram os eixos Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços Programas e Projetos, além de Benefício e Transferência de Renda. As propostas aprovadas durante o evento seguem para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro deste ano.