ENTRE FOLHAS SERÁ REPRESENTADA, PELA PRIMEIRA VEZ, NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Pré-Conferência Regional de Assistência Social, realizada no Ipaminas Esporte Clube, reuniu representantes da microrregião de Ipatinga, para discutir o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". Durante o evento, que aconteceu na última semana de julho, quatro delegados foram eleitos para representar Entre Folhas na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será em outubro deste ano, em Belo Horizonte. Será a primeira vez que o Município participará da cerimônia, a nível estadual.

Entre Folhas contou com seis representantes na Pré-Conferência Regional. Os delegados Emerson Cassio, Elaine de Oliveira, Eliane Ferreira Mendes, Lucimar Florenciana, Francisca Justina e Aline Bhering foram os responsáveis por defender as demandas de assistência social, levantadas durante a oitava conferência municipal de assistência social, que aconteceu no início de julho, no Município. Durante a Conferência Regional, Emerson Cassio, Elaine de Oliveira, Aline Bhering e Eliane Ferreira Mendes foram eleitos para participar da Conferência Estadual, promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG).

De acordo com o Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Emerson Cassio, a ideia agora é trabalhar em equipe para que as propostas aprovadas sejam desenvolvidas no Município. “Queremos cumprir as propostas, conforme aprovado na conferência municipal; uma dessas propostas é levar serviços como o Cadastro Único e palestras para os bairros, como se fosse um dia D. Essa seria uma medida para que o serviço de assistência abranja toda a Cidade e amplie o seu alcance”, explica. Ainda de acordo com ele, a expectativa para a Conferência Estadual é grande. “O objetivo é agregar, fazer com que as nossas ideias contribuam para a discussão em nível estadual, e quem sabe, passar para a discussão que será feita na conferência nacional”, almeja.

A expectativa também é grande para quem está participando das discussões, pela primeira vez. Elaine de Oliveira avalia que a Conferência será uma oportunidade para elevar a qualidade dos serviços oferecidos no CRAS.  “Estou muito ansiosa, para poder representar nossa cidade na capital e, dessa forma, seguir lutando para conquistar recursos e suporte suficientes para atender aos usuários da assistência social no Município, da melhor forma possível”, comemora.