REDE APRESENTA PROJETOS EM AGROECOLOGIA PARA MORADORES DA ZONA RURAL DE ENTRE FOLHAS

O desenvolvimento de projetos em agroecologia foi a pauta da reunião do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) com membros do Conselho que discute o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), segmentos da sociedade civil, proprietários rurais e equipe técnica da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do último dia 21. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, contou com a participação do Técnico de Campo da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, Heder Ferreira, que apresentou sete projetos para o Município.

A associação Rede tem sede em Simonésia e está presente na região leste da Zona da Mata, trabalhando diversos programas em agroecologia, agricultura orgânica, economia solidária e educação ambiental, entre outros. Entre Folhas foi contemplada com o desenvolvimento de três biodigestores, três fossas sépticas e a implantação de um sistema agroflorestal. O desenvolvimento gratuito das sete tecnologias sociais, na zona rural do Município, tem como objetivo a gestão sustentável dos recursos hídricos, através do programa socioambiental de proteção e recuperação de mananciais da Copasa, “Pro Mananciais”, que é desenvolvido em parceria com os municípios mineiros. De acordo com o Técnico de Campo, Heder Ferreira, a instalação das tecnologias é um pontapé inicial e que a ideia é replicar em outras propriedades. “Vamos fazer as implantações capacitando as pessoas para dar continuidade ao projeto, adaptando à realidade do Município”, explica. Na ocasião, ele ressalta as vantagens do biodigestor sertanejo. “A produção de biogás para utilização residencial, a partir de esterco animal, gera economia, saúde e melhoria da qualidade de vida”, pontua.

Na ocasião, o técnico explicou as funcionalidades de cada uma das propostas e passou a palavra para a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Regiane Souza, que comentou a importância do “Pro Mananciais” e alguns resultados no Município. “Integramos o programa desde 2018; desenvolvemos diversas ações nas escolas, fomos premiados pela Usiminas com os trabalhos de educação socioambiental, temos mais 60 nascentes cercadas, o que equivale a mais de 10 mil metros de cercamento, além da recuperação das áreas degradadas e da construção das fossas sépticas, que iniciamos há, pelos menos, três anos”, revela. Para ela, embora seja um trabalho lento, o resultado é animador. “Ao longo desses cinco anos, nós conseguimos construir muita coisa, mas foi com a ajuda da comunidade, junto com nossos Conselhos e a Copasa”, comemora.

TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS

Com a instalação de baixo custo, o biodigestor sertanejo produz biogás a partir do esterco animal. Além de gerar autossuficiência das famílias no preparo da alimentação, é uma estratégia interessante para substituir o gás de cozinha e o fogão à lenha, além de reduzir a emissão de gases na atmosfera e facilitar a produção de adubo orgânico e de biofertilizantes. A fossa séptica Tevap é uma alternativa ecológica eficiente para o tratamento do esgoto sanitário, através da absorção dos nutrientes pelas plantas e o sistema agroflorestal é uma forma de reduzir o desmatamento e o uso de produtos químicos na agricultura.