SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE ENCONTRO DO PRÓ-MANANCIAIS PROMOVIDO PELA COPASA

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e do Conselho Coletivo do Meio Ambiente (Colmeia) participaram do sexto Encontro do Programa Pró-Mananciais, realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no Tauá Resort, em Caeté, na última semana de junho. O evento, que teve uma extensa programação voltada para oficinas e trabalhos em grupo, contou com a participação de centenas de pessoas que desenvolvem ações de proteção dos mananciais nos municípios mineiros.

O programa Pró-Mananciais é desenvolvido em parceria com os municípios e tem como principal objetivo a recuperação e proteção dos mananciais, através do cercamento de nascentes e do plantio nas áreas de preservação ambiental. De acordo com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Regiane Souza, o Município integra o programa desde 2018 e desde então, já acumula conquistas. “Em Entre Folhas mais de 30 propriedades já receberam benfeitorias, recuperamos áreas degradadas, fizemos mais de 15 mil metros de cerca e construímos mais de 20 fossas sépticas; e o melhor é que o trabalho está sendo ampliado”, pontua. A responsável pela Pasta comentou, também, que o trabalho da equipe foi destaque durante o evento. “Concedemos duas entrevistas, em momentos diferentes, para falar das experiências desenvolvidas pela Secretaria e com a parceria com o Pró-Mananciais, quando foi destacado o sucesso do nosso Conselho, que consegue trabalhar com os produtores e envolver todos em treinamentos e projetos  socioambientais”, comemora.

Além do desenvolvimento de projetos de conscientização e educação socioambiental nas comunidades, como o Chuá e o Lacre do Bem, elaborados em parceria com a Copasa, a equipe da Secretaria planeja a execução de um programa, que envolve a continuidade das ações, além de bolsões, aceiros e caixa seca, sempre com foco na bacia de captação de água do município.